sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sábio é aquele que ouve, não aquele que fala



Por Renato Grinberg*
Você ouve o que as pessoas dizem ou faz parte do grupo que fala tão desenfreadamente que mal tem tempo para se preocupar com o que os outros falam? Se sua resposta é “falo mais do que ouço”, você precisa rever seus conceitos e começar a desenvolver uma das habilidades mais essenciais para se viver em sociedade: saber ouvir. Sim, ouvir é um desafio diário e uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Muitas vezes estamos tão concentrados no que dizemos ou pensamos que não conseguimos prestar atenção nas respostas ou colocações do receptor da nossa mensagem. Mas, afinal, por que ouvir? Para atender melhor as necessidades dos outros e até para poder criar e inovar. No ambiente corporativo, ouvir ajuda a motivar a equipe e elevar o nível de satisfação dos clientes.
De acordo com um estudo publicado recentemente na Harvard Business Review, as pessoas, de um modo geral, consideram mais importante aquilo que estão falando do que aquilo que ouvem e mais ainda: elas acreditam que o que dizem tem prioridade sobre aquilo que ouvem. Ouvir com qualidade e atenção, portanto, pode fazer diferença no ambiente corporativo e impactar diretamente na produtividade dos funcionários e na lucratividade da empresa. Além disso, saber ouvir é uma das muitas competências que mais se exige de um líder: aquele que antevê necessidades ou oportunidades deve se assegurar, por meio do feedback dos seus “liderados”, que sua visão tenha sido corretamente interpretada, por exemplo. Já que essa é uma habilidade fundamental destaco seis passos que podem ajudar a desenvolver essa competência:
1. Concentre-se no que os outros dizem. A maioria das pessoas fala entre 175 a 200 palavras por minuto e somos capazes de ouvir e processar entre 600 a 1.000 palavras por minuto. Como nossa capacidade de ouvir é muito maior do que a de falar, temos a tendência a dispersar quando estamos ouvindo alguém. Por isso, se não estivermos absolutamente concentrados há um grande risco de não interpretar corretamente a informação.
2. Evite fazer uma avaliação precipitada. Ao ouvir, muitas vezes fazemos julgamentos imediatos sobre o que o orador está dizendo. Essa tendência é talvez a maior barreira para se ouvir eficientemente. Quando não entendemos a mensagem ou parte dela, freqüentemente  distorcemos o significado do que está sendo dito para adaptá-lo a algo que faça sentido para nós.
3. Evite ficar na defensiva. Muitas vezes, ao ouvir algo que discordamos, acabamos levando aquele discurso para o lado pessoal e nos irritamos. A dica nesse caso é que, depois de ouvir uma posição ou sugestão com a qual você não concorda, vença seu ímpeto de interromper a pessoa que está falando. Ouça até o final da mensagem e só então faça seus comentários. Uma boa dica é começar dizendo “entendo seu ponto, mas…” Ouvintes eficazes são capazes de escutar calmamente mesmo quando estão sendo criticados.
4.  Preste atenção na linguagem não verbal. Ao ouvir, é importante levar em consideração a forma que o conteúdo é dito. Uma pessoa olhando para baixo enquanto fala, por exemplo, pode estar envergonhada ou tímida. Aqueles que fazem contato com os olhos e inclinam para frente podem exibir confiança. Estar atento a esses sinais ajuda a ouvir com qualidade e entender melhor o contexto em que a informação está sendo passada. Também é importante que você demonstre atenção por meio da linguagem não verbal, como concordar com a cabeça. A sua linguagem corporal deve refletir a mensagem ouvida. A maioria dos especialistas concorda que mensagens não verbais podem ser três vezes mais poderosas que as verbais;
5. Faça perguntas. Ouvintes eficazes fazem perguntas para esclarecer pontos ou obter informações adicionais. As perguntas abertas são as melhores. Quanto mais informação você tiver, mais fácil compreender o que está sendo dito.
6. Procure parafrasear. Colocar em suas próprias palavras o que você pensou que ouviu e repetir de outra forma é parafrasear. Essa técnica é fundamental, pois a resposta parafraseada esclarece para o remetente que sua mensagem foi recebida corretamente.
*Renato Grinberg é diretor-geral da Trabalhando.com Brasil

Fonte:http://www.abrhnacional.org.br


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